sexta-feira, 24 de abril de 2015

Curiosidades do café

CURIOSIDADES:

Uma xícara de 50 ml de café tem menos cafeína que uma lata de refrigerante cola ou uma xícara de chá preto.

Para a maioria das pessoas, 3 a 5 xícaras de café por dia pode ajudar a prevenir algumas doenças como: diabetes 2, Alzheimer, Parkinson, câncer de Colon, entre outras....

O Brasil produz cerca de 25% da produção mundial de café. Historicamente, somos o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor mundial de café.

Depois do Brasil, os maiores produtores de café são Vietnã, Colômbia e Indonésia.

Um brasileiro consome, em média, 1.200 xícaras de café ao ano.

Café é a segunda bebida mais consumida no mundo, fica atrás somente da água mineral.

Dentre as duas espécies comerciais de café (Arábica e Robusta), a Arábica possui metade do teor de cafeína da Robusta.

Entre os vários métodos de preparo de café, o espresso é um dos que contém menor teor de cafeína por ter pouco tempo de infusão.

Café espresso ou café expresso? Quando se refere ao café alguns têm adotado a palavra espresso no lugar de expresso. Erro de ortografia? Não. A palavra espresso, usada na Europa, vem do italiano e sua raiz guarda relação com o verbo latino que, em português, deu origem a espremer. Não há registro de espresso nos dicionários de língua portuguesa. Então, fica a dúvida sobre a forma correta de escrever: café expresso ou espresso? Expresso significa rápido e um café “espresso” (de espremido em português), feito sob pressão. Espresso deve ser aceito, segundo especialistas, porque o vocabulário corrente admite palavras estrangeiras, como shopping, que é do ingles. E está errado dizer expresso? Não, porque de fato o café espremido (ou espresso) na máquina fica pronto entre 15 e 20 segundos, rápido e, portanto, expresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário